A rua é nossa… de todos nós

rua e nossa

A exposição itinerante “A rua é nossa… de todos nós” esteve patente no MUDE, em Lisboa, de 26 de Novembro de 2010 a 20 de Fevereiro de 2011. Concebida pelo Institut Pour La Ville En Mouvement, a apresentação em Portugal resultou de uma parceria com a Associação Europan Portugal.

“Para que servem as ruas? A quem pertence a rua? Quem decide, controla, toma conta e vela pela rua? Como conciliar velocidades, modos de deslocamentos, necessidades de quem passa e de quem mora com as dos que comerciam e nelas trabalham…? Como tornar as ruas legíveis, fluídas e amistosas para todos? Até onde a publicidade, o comércio, os negócios, a liberdade de expressão e a arte se podem exprimir mas também apropriarem-se da rua?”.

A exposição traduz a diversidade de vivências e usos, bem como a transformação que a rua tem vindo a sofrer nos cinco continentes. Propõe uma reflexão sobre o papel do espaço público na cidade contemporânea, a importância do design e mobiliário urbano, as novas formas de governança, as dinâmicas criativas, as diferentes vivências, os problemas e os desafios de um futuro que começa já hoje. A exposição “A rua é nossa…de todos nós” integra vídeos, projecções, painéis fotográficos e objectos urbanos que ilustram aspectos contemporâneos das ruas e mostram projectos bem sucedidos de arquitectura e urbanismo em cidades dos cinco continentes.

Muitos dos conteúdos estão disponíveis online.

 

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: