Workshop “Public Space as Urban Trigger”

De 13 a 17 de Novembro de 2017 decorreu um workshop no âmbito do programa ATHENS, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, com o tema “Public Space as Urban Trigger – Unfolding Lisbon’s paradigm”.

Pretendeu-se apresentar o tema “Espaço Público” a diversas escalas (de micro para macro) de uma forma interdisciplinar, indispensável a uma visão de conjunto da área de estudo proposta do Beato e Marvila, muito segmentada por infra-estruturas e outros obstáculos.

A ênfase do curso foi a compreensão inicial de como o espaço público representa e afecta as pessoas que vivem nele através dos seus serviços e, como isso pode determinar a forma como o espaço é habitado / representado através dos valores social, ambiental e cultural do desenho urbano. As realidades encontradas seriam a base para uma estratégia apoiada nos espaços públicos potenciais.

Este workshop teve características especiais por ter ocorrido num modelo de intercâmbio, que reuniu 22 alunos provenientes de diferentes cursos de universidades de 8 países, em que a maioria dos participantes não tinha qualquer conhecimento prévio do caso de estudo proposto, trabalhando exclusivamente com a informação e ferramentas que foram disponibilizadas e os contributos de um conjunto de diversos actores.

Partilhamos aqui as diversas propostas que resultaram desta intensa semana de trabalho.

O workshop foi organizado pelo PSSS em colaboração com o Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional do IST e teve ainda a preciosa colaboração de:
Ana Margarida Cruz (CML/DMC/DPC Galeria de Arte Urbana)
António Miranda (CML/DMC/DPC/DSPC)
Carla Mesquita (CML/UCT/UITOR/BLXOR)
Catarina Duarte (Núcleo Museológico da Manutenção Militar)
Célia Milreu (CML/DMU/DP)
Equipa da biblioteca de Marvila
Hélder Gaspar (CML/DMU/DEP/DEU)
Isabel Santos (Núcleo Museológico da Manutenção Militar)
João da Veiga Gomes (CML/UCT/UITOR)
Jorge Gonçalves (IST)
José Aguiar (FAUL)
José Mota Leal (Startup Lisboa)
Margarida Reis e Silva (PIUDHist)
Paulo Cambra (IST)
Paulo José da Silva (CML/DMC/DRB)
Pedro Dinis (CML/DMU/DEP)
Pedro Milharadas (CML/UCT/UITOR)
Rita Sousa (Startup Lisboa)
Susana Raposo (CML/DMU/DEP)

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: