O projecto está organizado em cinco tarefas principais e vários marcos que vão assinalando o avançar dos resultados:
Tarefa 1 – Adopção de conceitos relevantes
Estabelecer um terreno comum através das noções de valor de serviço e sistema de espaço público.
RESULTADOS: Definição colaborativa da estrutura conceptual, prática e institucional do projecto: visões disciplinares e transversais, casos de estudo preliminares, metodologias, etc.
Marco 1 | Roteiro. Clarificação das especificações do projecto, sua vocação e suas metas principais (questões específicas e componentes) e as ferramentas de interacção da equipe acordadas.
Tarefa 2 – Recolha de referências
Coligir informação e construir base empírica (métodos, dados, estudos de caso, opinião/ pontos de vista de peritos, usuários etc.).
RESULTADOS: Catálogo de sistemas de espaços públicos, estudos de caso em Barcelona e Portugal. Definições interdisciplinares, ligação e interacção com casos práticos, contributos de peritos ou interessados. Estrutura conceptual da ferramenta de avaliação.
Marco 2 | Documento de discussão e síntese. Identificação e mapeamento dos serviços do espaço público. Perspectiva colectiva de orientação da construção da ferramenta de análise.
Tarefa 3 – protótipo para ferramenta de avaliação
Prototipagem da ferramenta de avaliação, análise interactiva de conhecimento prévio e necessidade de integração entre os sistemas.
RESULTADOS: Construção do protótipo da ferramenta. É resultado do consenso da equipa e a principal inovação do projecto, mote para verificação e validação.
Marco 3 | Protótipo das ferramentas
Tarefa 4 – experimentação e implementação das ferramentas
Assegurar a viabilidade e usabilidade da ferramenta, como método de avaliação e ferramenta de apoio à decisão, testando e afinando o design final.
RESULTADOS: Conjunto final de ferramentas e sua aplicação prática. Intercâmbio de experiências de toda a equipa.
Marco 4 |Versão final das ferramentas. Aplicação das ferramentas no estudo de caso – serviços e valores – e sua revisão por todos os membros da equipa e consultores.
Tarefa 5 – Divulgação
Apresentar os resultados e produzir documentos próprios de disseminação e aplicação do projecto.
RESULTADOS: Seminário final e publicações sintetizarão os resultados, divulgando o conhecimento, recomendações e ferramentas e promovem a interacção com público alvo.
Marco 5 | Publicações finais. Produção de Manual de boas práticas em Espaço Público e Orientações para a gestão urbana do espaço público.